Pular para o conteúdo

Esperança na Luta contra o Câncer de Próstata: Exame Pet Psma

Você sabia que é possível assegurar a cobertura deste exame pelo plano de saúde?

O câncer de próstata permanece como uma importante causa de morbidade e mortalidade no mundo. É o tipo de câncer mais comum em homens e o segundo em mortalidade. Sabe-se que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura da doença. Hoje, existe um exame específico que pode ser indicado tanto para pacientes que já passaram por prostatectomia quanto para outras situações. As principais indicações do exame são:

Recidiva bioquímica: mesmo após a cirurgia de próstata e a diminuição do nível inicial de PSA, este volta a aumentar;
Estadiamento inicial de doença de alto risco: se há suspeita de disseminação da doença para outro órgão;
Planejamento de radioterapia.
Portanto, o objetivo deste exame é identificar focos de células cancerígenas específicas da próstata. Com base nos resultados deste exame, o médico urologista/oncologista estará melhor orientado para definir a melhor estratégia de tratamento para o paciente.

Por ainda não estar incluso no rol da ANS, é comum que os planos de saúde neguem a cobertura deste exame. Entretanto, se ele for essencial para o planejamento e tratamento do paciente, a cobertura será obrigatória para sua realização em pacientes com câncer de próstata.

Em caso de negativa de realização do exame pelo seu plano de saúde, mesmo que corretamente prescrito pelo médico especialista, é possível obter o custeio por meio de uma liminar na justiça. Essa medida garantirá a realização deste exame quando necessário para o acompanhamento do caso.

Para mais informações, busque orientação de um advogado especialista.

Autoras: Renata Moreira e Nida Kallas, Advogadas Especialistas em Direito Médico e da Saúde

Localização

Rod. Raposo Tavares, KM 22 nº 22.140 The Square Open Mall Bloco A, Cj 323, CEP: 06709-900 Granja Viana – Cotia / SP